REALIDADE como meta de EDUCAÇÃO.

O que é Realidade?? Vivemos uma Realidade Benéfica? Educamos para uma boa Realidade???
VOCÊ, vive a Realidade que gostaria??? Qual a Realidade que devemos buscar como sociedade?



Esse assunto é tão fantástico, mas tão fantástico, que para apresenta-lo devidamente irei contar uma história da área da Psicologia, para que possamos alcançar tal "Realidade" de entendimento sobre REALIDADE!!! (risos).

Sim, é um assunto filosófico, metafísico, psicológico, científico, educativo,  mas principalmente: é um assunto atemporal que devemos olhar com atenção, com cuidado e com muito estudo, análise e síntese!! Devemos adentrar nesse Universo investigativo para poder, talvez, perceber além, e aderir valor intelectual a nós mesmos e nossa Cultura Social!


Vou tentar resumir e deixo abaixo os links para quem quiser mais informações:
                                 https://www.youtube.com/watch?v=j6bmZ8cVB4o



O Experimento Hosenhan - "Sendo São em lugares Insanos"


Em 1973, o experimento que chocou o mundo da psicologia e psiquiatria,  “On Being Sane in Insane Places” (Sendo sano em lugares insanos), dirigido pelo psicólogo David Rosenhan, abalou a sua própria área de atuação. Ele e sua equipe foram à clínicas psiquiátricas desempenhando o papel de paciente, para testar a veracidade dos diagnósticos sobre doenças mentais; tinham tal roteiro a seguir: texto padrão ( queixas de que ouviam vozes e palavras do tipo - oco e vazio); logo, os psiquiatras pediam o que eles achavam disso, e todos iriam responder o mesmo, conforme o roteiro ( tais palavras se referiam à sua vida, oca e vazia). Pois bem, todos dos 8 foram internados, 7 por esquizofrenia e 1 por psicose maníaco-depressivo. Como previsto por Rosenhan, pouca investigação foi feita, e apenas o relato dos pacientes foi levado em consideração ao diagnóstico. Mas o principal ainda estava por vir...
Como planejado, após uma semana todos relataram melhorias e o sumiço das vozes. Porém, "não tiveram alta". Os falsos pacientes não puderam realizar telefonemas aos familiares; não faziam, inclusive, nada durante o dia, a não ser tomar medicamentos (que não ingeriam, jogavam fora pela privada)... O fato de escreverem o tempo todo também foi adicionado às fichas como sintoma da doença; foi tido como parte do transtorno escrever demais. 
Alguns ficaram até 52 dias internados; nos relatórios médicos constatavam esquizofrenia  em "remissão", ou seja, na visão de um psiquiatra (da época, acredito!) o paciente com doença mental não chega à CURA, ele apresenta quadros que indicam que ele não está sobre influência da doença... Mas que ainda é um esquizofrênico, ou psicótico. O rótulo permanecia independente da melhora.

Para Rosenhan seu experimento deu certo, abalando o mundo da psiquiatria e fazendo várias reformas na maneira como atuavam, pois ele comprovara a fragilidade dos diagnósticos e o peso de seus rótulos, capazes de alterar a Realidade de uma vida.
Uma vez que alguém recebe um nome, um rótulo, isso marca de tal forma o psicológico que tal pessoa passa a se comportar dentro da realidade estabelecida no rótulo, informação, estímulo. Somente um Intelecto racional é capaz de distinguir rótulos e pré-conceitos da Verdade, da Realidade. Assim, posso mencionar que tal intelecto, capaz de criticar, analizar e chegar à lógica é alcançado pelo acúmulo de experiencias, pelos estímulos recebidos, pela Ordenação cerebral saudável e Conhecimento alcançado durante vários processos de aprendizagem...

Continuação...
A repercussão na época deve ter sido mais bombástica do que divulgada. Tanto que os Psiquiátras se revoltaram contra Rosenhan, desafiando-o a enviar mais falsos doentes, que eles iriam distinguir os falsos dos verdadeiros...

Rosenham aceitou o desafio e propôs que pelos próximos 3 meses iria enviar alunos seus para testar os diagnósticos. No decorrer, de 193 pacientes das clínicas, 41 foram suspeitos de pseudopacientes e 19 com total certeza de que eram falsos.
Interessante disso é que Rosenham não enviou ninguém!!! Comprovando mais ainda sua teoria de que um rótulo, uma informação, uma palavra muda a forma como enxergamos as situações ao nosso redor, e como nos relacionamos com elas, com as pessoas, com coisas, com tudo.

Reflexo Social do rótulo, Julgamento e Diagnóstico imediato.

Podemos perceber  o peso e a importância de um julgamento sem lógica, do não desenvolver senso crítico como resultado de nossa Educação, de não termos socialmente uma educação científica que leve ao questionar acima de tudo e da experiência como forma de aprendizado. 

Um Intelecto livre de pré-conceitos distingue, mais facilmente, o real do não real, e através da lógica se torna Consciente, acrescentando sempre mais entendimento à seu próprio Intelecto. Um Intelecto preso, limitado, julga sem análise, é imediatista, pois copia e repete formas-pensamento anteriores sem auto-observação, o que dificulta demais a Comunicação e entendimento entre as pessoas, pois suas Realidades Mentais são completamente diferentes, percebem e julgam diferentemente; talvez seja uma forte característica humana os níveis de percepção e cognição serem tão distintos e imensuráveis...

Nossas Linguagens são nosso banco de dados

Penso que isso tudo nos mostra como as Linguagens que possuímos, nossos registros de conhecimento sobre algo, afetam nossa "realidade", moldam nosso comportamento por mais que "tenhamos informações", por mais que tenhamos "formação" em alguma área específica, por mais que tenhamos boas intenções em ajudar... podemos estar apenas repetindo realidades já estabelecidas, pela moda, ou pela mídia, pelo meio social, amigos, familiares, país, época do Mundo... pode ser que em um determinado momento nos encontremos em uma Realidade Surrealista, não a que almejamos, não aquela que nos edifica, nos torna sublimes, nos faz bem; mas aquela que nos adoece, atormenta, estressa, chateia,...




Parece óbvio, mas não é não!! 

A grande maioria das pessoas consome, compra, usa, produz, se alimenta e se relaciona de forma parecida, tendo uma Realidade em comum... até mesmo pensam e falam parecido. Existe uma pequena parcela de gente no mundo que está em Paz, saúde, harmonia interna ou externa, na Beleza, na Arte ou na Perfeição do Intelecto, fazendo o que gosta, se realizando como indivíduo... Uma minoria usufrui da tecnologia, da qualidade de produtos e alimentos, de Educação de qualidade, maquinários de trabalho, condições de realidade mínima para desenvolver-se em Ordem...

Existem, portanto, muitas realidades sociais ao nosso redor, interpretações, leituras, modos de viver; isso não torna menor o fato de que há sim uma falha em algum Sistema social, ou vários, mas que todos provêm de uma única fonte: Não conhecer a Realidade física, primária, não poder utilizar o Conhecimento do que é real, para que as coisas servem, do que são feitas, como funcionam... Essa incapacidade de Pensar Cognitivamente no total, de Criar Soluções lógicas e Belas para todas as formas de vida ao seu redor, traz os resultados que temos hoje: destruição, depressão e uma falha de comunicação entre as Pessoas, quase que a todo momento. Uma incompatibilidade de formas de viver e de respeitar, de conviver e de servir a toda sociedade. Devemos olhar para essa Realidade e planejar outra...

Qual a Origem da falta de Comunicação com a Realidade??

Como nós, sociedade, nos acostumamos a aceitar um único meio de realidade, sem questionar, racionalizar e encontrar as soluções por nós próprios, para uma vida de Paz e Serenidade? Como ainda estamos sendo uma Humanidade desarmônica, em desequilíbrio, que ainda gera feiúra e escassez, se logicamente ao nosso redor estamos fartos de alimentos, fartos de tecnologia, fartos de ideias?? Por que não repartimos o pão, o saber, a Energia gasta? Trabalhamos pelo bem de todos?? A resposta é simples assim: Porque não fomos Educados a isso na Realidade, na primeira infância, nos primeiros registros da vida. Talvez tenham nos dito: " empresta menino que é feio não emprestar", mas na prática os adultos não se humanizam realmente a dividir o que possuem, a trabalhar por todos e cuidar de todos ao seu redor. Cada família cuida apenas de suas crianças; cada um trabalha pela conquista de materiais de consumo próprio; cada governo quer vencer na balança do "Melhor", da vaidade... Fomos educados para disputar em um Mundo Altruísta e farto, essa é uma incompatibilidade de Informações, com as quais já estamos despertando e acordando como Sociedade!!!

Como não solucionam a Saúde do Corpo e a Saúde da Alma, da Mente, do Educar? Das políticas, e da Poluição? Dos crimes, do roubo, da desigualdade?? Isso tudo está muito intrincado com a Educação e com a falta da Natureza de Ser criativo; com o excesso de repetições, e com a falta de Ciência e experiências, com a falta de Ordem Natural.


Por que ainda temos dificuldades em nos relacionarmos, se possuímos tantos livros, tantos conhecimentos e faculdades, diplomas ao redor?? Por que separamos Espiritualidade de Ciência, assim como separamos o ensino na Escola do brincar e jogar, como também das necessidades básicas da vida? Utilizar um Hemisfério apenas para pensar não parece ser algo Natural, Lógico, se possuímos 2 hemisférios com distintas funções...


Nosso atual sistema de Educação, tratando apenas de alguns aspectos do ser e deixando outros de lado, como por exemplo Artes, Música, Filosofia, Espiritualidade, Ciência, nos formata a pensar sem sentir, ou a sentir sem pensar, e principalmente a agir segmentado, com um hemisfério em maior atividade do que outro; com algumas Linguagens em maior atividade do que outras; com mecanismos de comunicação tendenciosos, ou mais estreitos... Não utilizamos todo potencial cerebral que poderíamos, pois não temos ainda uma forma de estimulação Ordenada, Natural, Criadora e Lógica para acessar os mecanismos cerebrais mais intensos e em ordem perfeita. Sabemos que quanto mais se aprende mais se interconectam os hemisférios; porém, quando eles aprendem os mais variados assuntos podem produzir muito maior Cognição e o uso da Consciência sobre todos os aspectos. Devemos Educar pela Natureza da qual somos.
Cientistas e criadores!





Devemos sim olhar com a Percepção de que nossas convicções podem não estar tão corretas como pensamos, famoso "Pensar 2 Vezes", então, analizar e avaliar todas as possibilidades, todas as Linguagens e qualidades que precisamos obter para atingir na lógica uma realidade almejada. Fazer estudo e pesquisa de tudo (Educação científica) propõe, inclusive, a vivência de determinados campos, situações, o teste e a prova; só então estímulos serão recebidos e alguma percepção alcançada. Tudo isso terá ainda um pouco mais de trabalho racional para atingir um resultado lógico e satisfatório... a Cognição é um lindo processo!!

Portanto, trabalhar com a realidade dos fatos, com a demonstração das coisas pelo que elas são é sem dúvida um caminho lógico para atuar em qualquer área, na construção, ou na medicina; na educação ou culinária, a Realidade é uma Percepção do que existe e do que deve ser feito. É física, é metafísica, é individual e coletiva; é sem dúvida onde deveremos chegar como Humanidade, a uma Compreensão (Senso) Comum do que somos e para que existimos; do que somos feitos, para que consumimos, quais as consequências de nossa existência.

Olhar para Si, questionar sua Real condição presente, planejar, executar, criar sua Realidade... é uma grande possibilidade de contribuir e somar valor a esse incrível Mundo, para essas incríveis pessoas e vidas ao redor... Quando questiono minha realidade posso aperfeiçoar minha visão, ação, sentimento e propósito de vida. Se eu não tratar do que é REAL, como poderei diagnosticar através apenas do Verbo, ou de uma imagem, ou frase?? Se eu não posso perceber o que compõe algo, como poderei julgá-lo, entendê-lo; como me relacionar com um mundo que não conheço???

Como poderei mudar a Realidade ao meu redor, se não a percebo, conheço???




Link com uma visão científica sobre Realidade Mental


Sabendo disso, podemos aceitar nossa Real condição de Vida, de humanidade, de emprego, de saúde, de maturidade... Ou podemos trabalhar para mellhora-la, aperfeiçoá-la ao bem de Todos. 

Poderemos, nós todos, chegarmos a uma só Realidade? Penso que sim! Mas aí já é outro assunto...

Deixo essas reflexões, juntamente do experimento Rosenhan, e das intrincados questionamentos metafísicos com a própria realidade física, das quais somos privados de Educação. 

Por fim, penso que nos deve ser ensinado os por quês da vida desde pequenos, iniciando na apresentação da Realidade existencial, as coisas como são; ser estimulado ao medo, ao consumo e à ganância de ter coisas não me parece nada educativo; podemos sim passar a informação real e essencial do aprendizado, dando à semente o nutriente sem exigí-la o fruto.

Ainda nessa Realidade atual, vejo logo ali uma sociedade beirando a Verdadeira: da Cultura da Paz, Prosperidade, Harmonia, Beleza, Arte, Criatividade, Invenções, Tecnologia, Saúde... 

Vejo uma Educação em Ordem com a Realidade! 

Obrigada por ler este grande texto, minha gratidão é Infinita. 

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