Quais são as leis da natureza que imperam a todos os bebês desde o nascimento?
E como desenvolver uma NOVA educação em casa: simples, nem tão fácil, mas Natural.
(bebê com seu pai, bebê brincando na água, casal com recém nascido) |
Por quais mudanças, estações, etapas de evolução natural o bebê passará para evoluir e como mantê-lo em ordem natural e saudável durante todo crescimento até alcançar auto-suficiência?
Como você organiza a Educação do seu filho, e até a sua própria, para que um dia através dessa educação ele possa se tornar um ser humano consciente, benevolente, boa pessoa e realizado quando adulto? Qual o guia desse desenvolvimento natural?
Mas antes: quais são as Leis Naturais e onde encontrá-las?
Você deve estar pensando que as Leis Naturais são as Leis intrínsecas da Natureza... e sim, esta é a resposta. Porém, nesse caso, vamos falar sobre a Natureza Humana e sobre o quanto tal Natureza está abafada pelos modismos, pelas preocupações do dia a dia e por sistemas não-naturais e até tóxicos disponíveis ao nosso redor que estão servindo de alimento para nosso cérebro e de nossos bebês e crianças.
Todo ser vivo se desenvolve com uma ordem natural de crescimento
(semente de girassol se desenvolvendo) |
A Natureza Humana inicia na barriga, recebe lá seus primeiros registros cerebrais através das vibrações sentidas naquele ambiente (sua mamãe), se transforma em um ser capaz de vir ao mundo com uma constituição biológica muito complexa, com um cérebro limpo, puro e pronto para receber os alimentos externos do mundo, como: vibrações, sons, imagens, cheiros, gostos, sensações e relacionamentos... tudo será comido!!!
Mas nem tudo é um bom alimento que o nutrirá e o fará crescer, expandir, desabrochar; assim como nem todo alimento pode ser dado a qualquer hora e sem ordem, cada fase necessita de alimentos específicos para um crescimento natural, organizado e constante...
Todo feto nasce como uma semente preciosa pronta para ser alimentada. Está é sua Natureza. Ele é uma esponja que absorve tudo o que chegar até ele, sem distinção de bom ou mau, certo e errado. Ninguém o ensina a aprender, é um processo natural. O AMBIENTE o alimentará 24h por dia e constituirá sua integridade, influenciando seu processo de crescimento e construindo sua visão do mundo e de si mesmo. Isso realmente é muito importante de ser entendido: o AMBIENTE nutre o feto na barriga da mamãe, e o ambiente nutrirá o bebê fora da barriga, a criança, o adolescente, adulto e idoso. Nosso Meio de vida constrói de fato quem somos, nos alimenta, estimula e influencia.
Semente de girassol e semente-cérebro humano
Imagine uma sementinha de girassol que vai se desenvolver: é posta no solo rico em minerais, recebe água, luz solar e se alimenta 24h por dia, seguindo sempre as leis naturais de sua constituição biológica para crescer... o cérebro do bebê é igual a essa sementinha, só crescerá se for alimentado com o que sua natureza precisa, literalmente.
( criança em campo de girassol) |
Se dermos alimento artificial, ou tóxico à sementinha do girassol ela até poderá crescer, criar pétalas e folhas, mas chegará em um ponto que ela murchará, decairá ou não completará seu ciclo de vida, por não ter recebido a água ou nutrientes mais puros e naturais, por ter se nutrido de partículas destrutivas, cairá por não ter enraizado com profundidade; ou, então, podendo alterar até mesmo sua genética e fisiologia. Ela não conseguirá, de fato, se adaptar ao alimento artificial\tóxico e sofrerá consequências físicas. Se tentarmos trocar seu alimento e ajustá-lo à sua natureza após danos sofridos, sabemos o quanto levará tempo, esforço e que o conserto de algo sempre altera seu estado original.
Da mesma forma a Semente-cérebro do bebê até pode crescer com estímulos e ambientes indevidos, com sofrimento e maus-tratos, com deficiência de suas fontes naturais, sim, até pode, mas chegará uma hora que a desordem tomará conta de sua natureza, será visível, notável em seu comportamento e saúde integral, deverá ser consertada para reestabelecer a natureza daquele indivíduo por sua família; como nas plantas, levará tempo, dedicação e principalmente no caso da Natureza humana: o ambiente certo*, os relacionamentos e cuidados certos, como também a sabedoria e valores morais e reais dos pais e familiares (quiçá comunidade) para reintegrar e organizar novamente o indivíduo.
*{O ambiente ( ou paisagem vibracional) é a composição do total de sons, cores, formas, eletricidade, ondas, partículas, palavras, objetos, corpos, enfim, tudo o que habita aquele ambiente.}
Tal situação pode ser vista na atualidade, onde tentamos consertar nossas dores ou de nossas crianças com medidas superficiais e artificiais, quando que na realidade nunca atingimos o mau pela raiz, onde será realmente efetivo o tratamento, saímos remediando tudo sem mesmo observar que de errado estamos fazendo; se nosso ambiente atendendo a nossa natureza ou de nossas crianças!
Exemplos reais da atualidade:
-medicar crianças por hiperatividade (ou qualquer comportamento), quando não atingimos a causa desse comportamento e o que o gerou;
-vamos na academia perder os kilos que poderíamos nunca ter adquirido;
-vamos ao psicólogo tratar ansiedade, quando que ela também é um resultado de nossa alimentação mental, emocional e física ( visual, auditiva, relações...), pela forma de vida que levamos...
Em suma, o ambiente gera, constrói, nutre e estimula nossa Natureza, assim como toda Natureza ao redor. Se você compreender isso, se puder olhar ao redor e vivenciar essa afirmação "o ambiente que alimenta o Ser Humano", poderá perceber o quão fácil e difícil é a tarefa de Educar, pois depende do todo ao redor, mas primeiramente do ambiente de casa, do relacionamento primordial que é a base inicial do intelecto, e dos lugares mais frequentados. Ao mesmo tempo, é SIMPLES, pois bastaria atendermos à natureza de cada fase do bebê, depois da criança, do adolescente e do adulto.
Consertar é legal, é uma Arte também,
mas quando falamos de ser vivo prevenir é muito mais lógico, saudável e natural!!
Prevenir será seu "remédio", sua benção, sua felicidade, se você conseguir aplicar a ação correta a cada fase de desenvolvimento do seu filho, mas você precisa despertar para uma nova comunicação com sua criança, uma nova forma de convivência, para se tornar uma boa companhia para seu filho(a)e evoluir junto com ele.
As Leis Naturais se dividem em 7 e são a ordem Natural de evolução do bebê dos 0-7 anos.
A ESPONJA e o desenvolvimento humano
(tabela ciclos do desenvolvimento humano) |
As Leis Naturais são uma ordem lógica e natural de ver o Desenvolvimento humano, são intrínsecas à nossa comunicação e aprendizado e são nossas vias de relacionamento; onde desde o seu nascimento elas são notáveis mudanças de comportamento e interesses que os bebês e as crianças possuem. Esses interesses ocorrem na fase de maior ESPONJA, de maior aprendizado, de maior descoberta!! Chamado "Períodos sensíveis", fase que será base sólida para todo o restante da vida.
E por que a infância é o período de vida é o mais sensível???
Bem, porque somos Natureza!!! E como tudo na Natureza possui maior fragilidade no início da vida, nós também possuímos, pois tal início necessita de tempo e alimento para enraizar sua estrutura; ocorre então o maior processo de alimentação do desenvolvimento humano, a Infância.
Poder ver o ser humano como natural é uma grande e decisiva diferença para poder educá-lo, pois nem tudo que usamos no dia a dia, comemos e até as formas como nos relacionamos são naturais... mas sim degenerações da natureza, instintos modos de agir ou inconscientes consumos isentos de conhecimento e necessidade; muitas vezes o ser humano destrói a própria natureza porque não sabe como se relacionar com ela sem destruí-la, pois não foi apresentado a essa realidade.
Muitas vezes o cérebro do bebê não se desenvolve "corretamente" porque a família, a sociedade, não sabem como sua natureza funciona, como alimentá-lo, como preservá-lo... e por mais boa intenção que se possua, somente ela não fará com que o a sementinha do girassol (ou o cérebro) cresçam e se desenvolvam com harmonia e perfeição, sem alimento vivo, vibrante de verdade; pois o desenvolvimento é um processo material vibracional construtivo e não ocorre somente na intenção, mas na sua maior porcentagem ocorrem pelo atendimento às necessidades do Intelecto natural, respectivo às fases diferentes ao longo da vida; ele se desenvolverá conforme for o estímulo, o clima, a harmonia do ambiente em que ele estiver e suas vibrações. Ele será um reflexo do que o ambiente está provocando em seu intelecto e coração e responderá se escrevendo no ambiente com comportamento-espelho.
Transformando a Realidade de casa- Dicas práticas 7L - cuidando do alimento sensorial
1- Perceba se seu filho vai a algum lugar e imediatamente fica agitado.
2-O que acontece ao redor (som, falas, gritos, carros passando, volumes altos)??
3- Quando e quanto seu filho utiliza eletrônicos e fica agitado, ou muitas vezes até dependente do eletrônico??
4-Perceba quantas situações são vivenciadas naquilo que ele assiste ou joga, pode ser que esse alimento esteja causando sobrecarga nervosa, elétrica e nem você e muito menos ele se darão conta disso, ao menos que avaliarem isso como alimento elétrico para o cérebro devido a ser um estímulo, químico-físico e influenciador emocional.
2-O que acontece ao redor (som, falas, gritos, carros passando, volumes altos)??
3- Quando e quanto seu filho utiliza eletrônicos e fica agitado, ou muitas vezes até dependente do eletrônico??
4-Perceba quantas situações são vivenciadas naquilo que ele assiste ou joga, pode ser que esse alimento esteja causando sobrecarga nervosa, elétrica e nem você e muito menos ele se darão conta disso, ao menos que avaliarem isso como alimento elétrico para o cérebro devido a ser um estímulo, químico-físico e influenciador emocional.
O ambiente, o que é visto, sentido, assistido, ouvido, cheirado, irá nutrir as emoções, ideias, vontades e alimentará as linguagens, as maneiras que todos nós temos para nos comunicarmos, mais natural do que consertar é prevenir o uso equivocado dos "alimentos tóxicos" expostos no mercado.
Por isso, é urgente ao pensarmos em Educação, que primeiramente pensemos que vamos alimentar um ser vivo, uma sementinha pura e indefesa no início da vida, uma esponjinha sedenta por vivências para assimilar o mundo através de formas variadas, e que tais formas foram reunidas nas 7 Leis Naturais, 7 Linguagens Naturais, pois falam do ambiente para nosso cérebro e ao mesmo tempo nós falamos através delas, nos comunicamos com nosso meio através delas.
É muito incrível essa relação entre as 7 Leis Naturais presentes tanto de fora para dentro, quanto de dentro para fora, intrinsecamente no ser humano desde o nascimento e por toda vida, o que no meu ponto de vista é uma prova muito grande da existência desse mecanismo natural em nosso desenvolvimento humano e da ajuda imensa para educação que essa visão simples, (mas nem tão fácil de aplicar nos dias de hoje), trará para nosso futuro e futuro de nossas crianças. Uma Educação que possa atender primeiramente à ordem natural do ser humano, suas leis naturais comuns a todos, e depois as leis e costumes dos homens e suas diferentes sociedades.
Assim como há uma ordem natural em toda natureza, há também uma ordem natural presente em todo ser humano.
Como seria poder dar à ESPONJA- SEMENTE-CÉREBRO o mais puro e rico alimento para sua nutrição integral; dar ao ser humano a ordem natural de seu desenvolvimento e aprendizado???
Saiba mais em:
7 Linguagens Naturais - As Leis de evolução do bebê até os 7 anos, que somadas criarão sua comunicação e sua forma de relacionamento. Regem a expansão natural do Intelecto e se expressam uniformemente através do comportamento em cada fase de vida.
"É necessário que o bebê tenha uma educação natural regida pelas Leis Naturais (suas necessidades) que proporcione em suas etapas de vida sua ordem natural, que o atenda e o sirva, estimule-o pelas leis naturais, que o deixe ser ele mesmo e expressar sua natureza espontânea ao longo da primeira infância, que possa atender seus interesses de vida em cada fase e preservar sua integridade.
Uma Educação que lhe apresente a Realidade de seu ambiente e lhe dê sensores para habitar cada lugar em que for. Educar pelas Leis Naturais para sempre agir com equilíbrio, ordem e boa comunicação, possibilitará que o bebê se desenvolva em seu potencial máximo, atingindo e ativando os potenciais humanos naturais, suas habilidades físicas e inteligências, seu senso crítico e descobridor, seu poder humano criativo e pensador, possibilitando uma ordem lógica para alcançar Consciência sobre o que fazer e como fazer. Agir através dessa consciência promove a paz, felicidade e realização interior; compreender as causas e fundamentos da existência de tudo, promove a compreensão de si mesmo e do externo, assim, os valores como dignidade, honra, respeito, empatia, altruísmo ficam fáceis e naturais de serem despertos, pois há compreensão sobre os mecanismos de vida e seus relacionamentos..."
Sou Giulia Ferreira Dall'oglio e seu comentário é super bem-vindo para agregar valor a este tema essencial na vida de todos nós.
Comentários
Postar um comentário